Sobre esta Oficina
Performar a palavra poética
Corporizar a palavra poética, performar nossa voz, coreografar nosso grito, dançar nossa esperança. Nesta oficina proponho percorrer e aprofundar com Cristina Castro, um caminho que passa por lugares visitados em oficinas anteriores como "Entre o não-dito e o não-dançado" (2019) e a "Oficina do silêncio" (2020). Com a parceria de Cristina Castro iremos aprofundar diversas estratégias performáticas para abordar o texto poético e experimentar suas potencialidades. Buscaremos mergulhar nas experiências rítmicas, melódicas, simbólicas e sensoriais dos textos para construir partituras de movimentos, esboços coreográficos e situações dramáticas. As metáforas: buraco, fronteira, cinzas e magma desenvolvidas nas oficinas anteriores abrirão nosso caminho em direção aos não-ditos do texto e do/a interprete. Alguns de nossos encontros dos dias sábado acontecerão em lugares abertos da Cidade marcados pela presença de paisagens naturais e seus elementos. Desta forma, poesia e performance invadirão praias e parques de Salvador buscando uma interação e integração com as possibilidades, os elementos e as subjetividades destes grandes cenários.
Alguns momentos da oficina
- Leitura e primeiras interpretações dos textos (primeiro poema).
- Esboço de um "lugar de performance" do/a interprete.
- Pesquisa e experimentações sobre a textura sonora e musical dos textos.
- Elaboração de uma paleta sensível para abordar o universo de cada poema.
- "Danças singulares": performando as sensaçoes e os silencios de cada paleta.
- Experimentações entorno do não-dito do texto e do interprete. Quatro metáforas para abordar o não-dito como não-dito: fronteira, magma, buraco, cinzas.
- Construção de uma partitura ou coreografia do "segundo poema".
- Casamentos entre os primeiros (o texto) e segundos poemas (sua dança).
- Amostra e autoavaliação do processo
- Alongamento, aquecimento.
- Perguntas sobre poéticas pessoais.
- Carta sobre o não-dito.
- Exercício com trilha sonora.
- Leitura em voz alta.
Encontros 3 e 4:
- Alongamento, aquecimento.
- Leitura dos poemas Desobjeto, Tempo, Fontes e Manoel por Manoel do livro Memórias inventadas de Manoel de Barros
- Exercício performático sobre memórias inventadas.
- Exercícios na praia Gamboa: rituais inventados de despedida, agradecimento e de dar e receber.
- Declamação de poemas escolhidos.
- Exercício com sabores e cheiros: se a boca e e o nariz fossem orelhas...
Encontro 5 e 6:
- Alongamento, aquecimento.
- Recuperação do repertorio criado ao longo dos primeiros encontros.
- Trabalho com as metáforas do não-dito.
- Avaliação do processo.
- Casamentos entre o primeiro (texto) e segundo poema (coreografia).
Encontro 7 e 8:
- Alongamento, aquecimento.
- Composições individuais, grupais e coletivas a partir dos resultados dos casamentos.
- "Coletânea" na praia: performando os poemas com público.
- Avaliação da oficina.
06/02/22: Participação na Mostra coletiva das oficinas do Vila Verão